16 out 7 dicas para pilotar sua big trail na estrada de terra
Publicado às 03:13h
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Confira algumas recomendações importantes para pilotagem na terra:
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- Ajustar a calibragem: Pequenos ajustes podem melhorar a pilotagem em trechos de terra, mesmo com uma bigtrail de uso misto em terrenos muito lisos, como lama. Baixar a calibragem é um deles; se normalmente você utiliza 30 libras, baixe esse número para 15. Assim, a moto terá uma maior tração. Uma proteção de mão também se faz necessária, já que um galho pode bater no manete, te atrapalhar e até mesmo acionar o freio dianteiro por acidente.
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- Subidas íngremes: O segredo é ter muito controle sobre o acelerador e ‘queimar’ um pouco a embreagem para transmitir a potência adequada para a moto e evitar que ela patine. Acelerar em cima do barranco fará a moto patinar. O certo é acelerar antes, com tranquilidade, porque daí o motociclista sobe no embalo.
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- Declives de terra: Utilize sempre o freio-motor. “Aqui o motociclista precisa se posicionar bem antes de descer e soltar a moto. Use primeira marcha, utilizando o freio traseiro. O motociclista pode descer em pé ou sentado e isso vai mais da confiança de cada um. A vantagem de descer em pé na pedaleira é que seu pé já está em cima do freio traseiro”.
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- De pé sobre as pedaleiras: O terreno irregular tira o piloto de sua zona de conforto, e isso pode exigir uma pilotagem mais agressiva. No caminho o moto-aventureiro encontra pedras soltas, pisos irregulares e troncos. Ficar em pé facilita bastante a pilotagem porque o corpo não absorve aquela irregularidade, aumentando o equilíbrio e a segurança.
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- Na lama: Com piso escorregadio e com lama, a primeira providência e baixar a calibragem dos pneus. Assim a moto estará mais equilibrada e oferecerá maior tração. Para pilotar a moto na lama o corpo do motociclista deve estar relaxando. Nunca faça acelerações ou frenagens bruscas. É “chão” na certa. Aqui a palavra-chave e suavidade.
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- Pilotando sobre pedras: Subir e descer pedras também exige muito cuidado com a aceleração e embreagem, mas o piloto precisa levar em consideração que o piso pode estar escorregadio. A dica é ir sempre devagar, com o pé próximo ao chão, sem deixar a moto embalar ou arrancar muito forte – principalmente quando for necessário superar trechos com pedras irregulares.
- Levantando a moto: Agora se o tombo foi inevitável, tenha calma. A maneira mais eficiente de erguer a moto é mais simples do que se imagina. O certo é levantar pelo guidão mesmo, fazendo uma alavanca com o corpo para ficar mais leve. Antes disso é preciso verificar a condição da motocicleta. É normal “empenar” um pedal de freio ou o próprio câmbio, comprometendo a pilotagem.
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